Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11699
Título: Handebol em cadeira de rodas (HCR)
Autor(es): Cordeiro, Márcio Túlio da Silva
Palavras-chave: Handebol
Handebol adaptado
Cadeirantes
Qualidade de vida
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar o auto-conceito, por meio de suas dimensões (somática, pessoal, social e ético moral), de cadeirantes que praticam esporte adaptado. O nosso projeto disponibilizará argumentos que levam a praticar essa modalidade esportiva a todas as pessoas de diversos níveis sociais que tenham alguma deficiência física. Todavia, a opinião que emerge em alguns pontos, sempre será citada de forma espontânea, sincera e fundamentada, com o único intuito de suscitar fatores primordiais para o desenvolvimento saudável dessa população. Esta pesquisa foi um estudo baseado em artigos e revisões bibliográficas a partir das bases de dados das Literaturas que abordam essa prática esportiva. O desporto e/ou atividade física em suas diversas vertentes, ainda tem sido um dos melhores instrumentos de desenvolvimento do ser humano, onde o desporto adaptado (HCR), que além de reabilitar proporciona uma melhoria significativa na qualidade de vida do praticante, contribuindo massivamente para a sua total reintegração ao meio que o cerca . Essa pesquisa teve como coleta de dados vários artigos, livros e sites, onde relatam pessoas com deficiência motora parcial ou total dos membros inferiores que possam praticar o esporte da forma desejada, e que possam voltar ao convívio social sem que sejam discriminados pela sociedade. Quanto ao HCR (Handebol em Cadeira de Rodas) percebeu-se que sua prática é mais viável visto que, segundo alguns autores, devido suas características, pessoas com deficiência física em qualquer grau de comprometimento podem praticá-lo, porém cabe ao profissional respeitar a classificação das deficiências, a fim de proporcionar uma prática mais consciente e justa, respeitando a individualidade, bem como dificuldades motoras de seus praticantes/alunos.
Descrição: CORDEIRO, M. T. da S. Handebol em cadeira de rodas (HCR). 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11699
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcio Túlio da Silva Cordeiro.pdfPDF - Márcio Túlio da Silva Cordeiro775.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.