Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11745
Título: Vítimas da "Mentiras de Amor": a opressão feminina no conto de Ronaldo Correia de Brito
Autor(es): Rodrigues, Natalia Maria Vieira da Costa
Palavras-chave: Análise literária
Narrativas contemporánea
Patriarcalismo
Mulher-violência
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as condições da liberdade feminina no conto "Mentira de amor", do autor cearense Ronaldo Correia de Brito. Elaboraremos, para tanto, uma pesquisa à luz das teorias de gênero, que exponha o quanto a referida narrativa busca retratar as identidades sociais femininas, com vistas a estudar a maneira como a mulher, na atualidade, tem sido violentada pelos estereótipos de uma sociedade patriarcal. Este estudo está baseado na hipótese de que Brito (2009), através da literatura, constrói percursos temáticos, simbólicos e figurativos que podem facilitar a compreensão do leitor da realidade opressora, de cunho falocentrista, na qual a mulher está inserida. Desta maneira, proporemos um estudo organizado em três etapas: primeiramente, apresentaremos uma visão panorâmica do arquétipo da mulher na sociedade patriarcal; no segundo, analisaremos como esta imagem se configura (ou não) no conto supracitado; e, por fim, no terceiro instante, apontaremos os resultados a partir da pesquisa realizada. Como meio de fundamentar a discussão, faremos uso do seguinte suporte teórico: Badinter (2011), Adiche (2015), Silva (2010), dentre outros. Esperamos, para tanto, que, ao fim desta pesquisa, vejamos o quanto a realidade é referência para a literatura, neste trabalho, em específico, através da representação do espaço feminino.
Descrição: RODRIGUES, N. M. V. da C. Vítimas da "Mentira de Amor" a opressão feminina no conto de Ronaldo Correia de Brito. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11745
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - NATÁLIA MARIA VIEIRA DA COSTA RODRIGUES.pdf548.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.