Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11785
Título: Satu e o Bodegueiro: personagens que atravessam as narrativas de Santa Rita - contos que se interpretam
Autor(es): Gonzaga, Gilson Batista
Palavras-chave: Personagem
Conto
Narrativa
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: A obra Santa Rita, de José Condé (1977), cuja primeira edição foi publicada em 1961, é a junção de duas anteriores: Histórias da cidade morta e Os dias antigos, editados, respectivamente, em 1951 e 1955. Em ambos, aparece, como pano de fundo das narrativas, a depressão gerada pela decadência de uma cidade imaginária, Santa Rita, nos anos que se sucederam à Lei Áurea – uma legislação demagoga e populista, que ajudou os grandes latifundiários a substituir os negros facilmente por máquinas e imigrantes, sem qualquer indenização, mas também levou à falência inúmeros pequenos proprietários e jogou na sarjeta social um batalhão de negros, sem muita condição de sobrevivência. Os contos que compõem as duas obras, em que se entrelaçam personagens, acontecimentos e misérias, têm como cenário único a mesma região, e como tônica o mesmo sentimento de abandono, de desesperança, de coisa que definha miseravelmente até se acabar. Este trabalho intitulado “Satu e o bodegueiro: personagens que atravessam contos de Santa Rita – Contos que se interpenetram”, e que faz parte do Projeto “Desvendando Santa Rita: leitura sociocrítica dos contos inclusos em Histórias da cidade morta e Os dias antigos, de José Condé”, pretende, num primeiro momento, analisar a interessante técnica literária do autor em utilizar vários personagens, como também cenários e situações, reiteradas vezes, em diversos contos, e até mesmo em livros diferentes – na presente análise, focaremos a atenção nos personagens Satu e o bodegueiro; num segundo momento, trataremos da interpenetração dos contos “O apelo” e “Solidão”. As discussões hermenêuticas em torno dos textos terão a chancela teórica da Sociologia da Literatura, com o apoio de autores como Candido (2007; 2008), Todorov (2009), e da Teoria da Literatura, através de autores como D’Onofrio (1995), Leite (2001), Barthes (1973), entre outros.
Descrição: GONZAGA, G. B. Satu e o Bodegueiro: personagens que atravessam as narrativas de Santa Rita - contos que se interpretam. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11785
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilson Batista Gonzaga.pdf14.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.