Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11792
Título: A formação de leitores no curso de Pedagogia: um estudo de caso sobre os hábitos de leitura de alunos recém-ingressos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UEPB
Autor(es): Santos, Izabel Felix dos
Palavras-chave: Leitura
Formação de leitores
Ensino superior
Data do documento: 2016
Resumo: Ao discutirmos sobre a formação de leitores, especificamente sobre o papel da escola nessa formação, acreditamos que, se desde o início for dada aos alunos e às alunas a oportunidade da leitura plena, aquela que desvenda, que revela, que lhes possibilita uma visão crítica do mundo e de si mesmo; se lhes for dada a oportunidade da leitura verdadeiramente plena, uma nova ordem de cidadãos poderá surgir e, dela, uma nova configuração de sociedade. Este artigo é consequência de um estudo de caso, realizado no Curso de Pedagogia, em específico, no Componente Curricular Leitura e Elaboração de Textos - LET, em uma turma de segundo período, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa ocorreu durante o período letivo 2015.2 e foi realizada com 25 estudantes dos quais apenas 7 tiveram suas narrativas registradas neste no trabalho. Essa pesquisa tem como objetivo analisar hábitos de leituras de alunos recém ingressos no ensino superior, verificando, assim, o nível de desenvolvimento da leitura dos sujeitos da pesquisa. No que se refere aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, de natureza exploratória, e conta com narrativas escritas como instrumentos de coleta de dados que apontam para a urgente necessidade de repensar as práticas de leitura na escola para que esta possa cumprir o seu papel de formar leitores críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Fundamentando em pesquisas de Barbosa (2004), Cagliari (1993), Cunha (2007), Ferreira (2002), Silva (2007), Vieira (199), dentre outros. O ato de ler e o de aprender são duas realidades muito próximas, portanto indissociáveis, interferindo-se mutuamente. Dominar a leitura conduz o aluno ao conhecimento.
Descrição: SANTOS, I. F. dos. A formação de leitores no curso de Pedagogia: um estudo de caso sobre os hábitos de leitura de alunos recém-ingressos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UEPB. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11792
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel Felix dos Santos.pdf5.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.