Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11817
Título: O brincar no desenvolvimento da linguagem oral
Autor(es): Raposo, Rennaly do Nascimento
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico - brincar
Oralidade infantil
Linguagem oral
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a importância do brincar no desenvolvimento da oralidade infantil. Trata-se de um estudo motivado pela observação da minha própria ação docente na Educação Infantil, com vistas a possibilidade de se favorecer o desenvolvimento da linguagem oral de crianças, através da brincadeira. Para tanto, primamos pela escuta a profissionais que também atuam neste nível de atendimento, através de respostas a questionários. Neste artigo se discute a necessidade da brincadeira na formação integral das crianças e como o brincar contribui com o de desenvolvimento da oralidade. Buscamos respaldo em estudos realizados por Vygostky (2007), Roncato e Lacerda (2005), Kishimoto (2010) entre outros. A metodologia se define por uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, envolvendo professores de uma escola da rede privada de ensino, localizada no distrito de São José da Mata, na cidade de campina Grande – PB. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado questionário com os referidos envolvidos. Percebe-se que é importante o educador infantil, conhecer sobre o desenvolvimento oral das crianças e fomentar o uso da fala em atividades lúdicas, que podem ser favorecidas nas práticas pedagógicas. A partir da temática em estudo, pretendemos contribuir com discursões acerca das relações existentes entre o desenvolvimento da oralidade das crianças e suas brincadeiras.
Descrição: RAPOSO, R do N. O brincar no desenvolvimento da linguagem oral. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11817
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RENNALY DO NASCIMENTO RAPOSO.pdf440.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.