Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11826
Título: Categorias de análise e atividades lúdicas no ensino de geografia
Autor(es): Araújo, Poliana Mariano de
Palavras-chave: Ensino de geografia
Categorias de análise
Atividades lúdicas
Data do documento: 16-Abr-2016
Resumo: O ensino descontextualizado ainda “persiste” em caracterizar as aulas de Geografia, dificultando o interesse dos alunos nos conteúdos a serem ensinados, pode-se mudar o cenário através das metodologias utilizadas em sala de aula: o lúdico é uma das alternativas. O presente trabalho relata a experiência desenvolvida na turma do 3º ano “E” do Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortêncio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/CAPEs/UEPB- subprojeto de Geografia. O seu principal objetivo consistiu em mostrar possibilidades de trabalhar na abordagem do tema “o que minha percepção alcança”, através das categorias geográficas lugar e paisagem, que estão diretamente ligadas à vivência do aluno, desarticulando a problemática do ensino descontextualizado na vida escolar. Com método fenomenológico, fazendo a utilização de metodologias inovadoras que incentivam a criatividade do alunado através do lúdico: registros fotográficos para a confecção de um relato seja ele em forma de paródia, verso, etc. Assim, tendo um mural como prova dos resultados obtidos de que se pode fazer uso dos recursos (câmeras fotográficas, celulares) já disponíveis pelos próprios alunos, atribuindo aos recursos didáticos que podem e devem ser explorados pelos professores, contribuindo para que as aulas sejam mais interativas e que as atividades propostas não tornem um fardo para o dia-a-dia dos discentes. Educadores têm de se adaptar às novas gerações, cujos indivíduos já nasceram familiarizados, onde tudo é iterativo e prático.
Descrição: ARAÚJO, P. M de. Categorias de análise e atividades lúdicas no ensino de geografia. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11826
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - POLIANA MARIANO DE ARAUJO.pdf11.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.