Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11828
Título: A representação da identidade nacional em Macunaíma: uma leitura de Mário de Andrade
Autor(es): Nóbrega, Andressa Rafaela Araújo
Palavras-chave: Análise literária
Romance brasileiro
Identidade nacional
Modernismo
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: Esta pesquisa centra-se no estudo da obra Macunaíma, (1928) da autoria de Mário de Andrade, e pretende analisar a forma pela qual se caracteriza no texto a identidade nacional. Para tanto, abordaremos o romance tomando como um recorte dos estudos de construção da identidade, a partir da discussão sociológica sobre a relevância da memória e da formação cultural para a construção da identidade brasileira. O objetivo desse estudo é rastrear a questão da identidade nacional, entendendo-a como um elemento patente na escrita modernista, através do discurso de Andrade, considerando uma ideia de nação que participa de processo que oscila entre o desejo de esquecimento de suas raízes históricas de opressão e, ao mesmo tempo, a necessidade da construção de uma representação própria, que abarcasse nesse processo sua formação plural e multifacetada. No estudo, investigamos de que modo a representação dos elementos identitários, formadores da Brasilidade, diluídos nos processos de sua formação étnica e cultural vividos no país, perpassam a construção do personagem central das nossas discussões.
Descrição: NÓBREGA, A. R. A. A representação da identidade nacional em Macunaíma: uma leitura de Mário de Andrade. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11828
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa Rafaela Araújo Nóbrega.pdf451.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.