Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11879
Título: Segurança da informação no processo migratório de suportes de armazenamento de dados
Autor(es): Andrade, Saionara Coutinho de
Palavras-chave: Arquivologia
Segurança da Informação
Suporte de Armazenamento
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: A história da humanidade foi registrada através dos relatos deixados pelas civilizações em suportes existentes em cada período histórico, que se aperfeiçoaram paralelamente ao desenvolvimento da escrita. Com o surgimento dos dispositivos eletrônicos para fins de armazenamento de informações, originou-se o processo migratório do suporte analógico para o tecnológico, buscando compactar a massa documental existente. Com essa prática percebeu-se a necessidade de pesquisas para realização de planejamento prévio da utilização do suporte mais adequado para a execução de armazenamento de cada arquivo, considerando os diversos tipos de suportes de documentos e a melhor forma de armazená-los, preservando suas características. Para embasar o tema abordado, recorreu-se a literatura da área da arquivologia como: Lopes (2004), Arelano (2004), Duart (2009), Paz (2004), Rondinelli (2007, 2013, 2015); da área de segurança da informação como: NBR ISO/IEC17799 (2001), Fernandes (2015), Belloto (2002, 2006), CONARQ/E-ARQ Brasil (2005, 2011); representação social da informação: Moscovici (2005), Guareschi (2003), Silva (2014). Foi abordado a segurança do suporte de informação, tipos de suporte, métodos de armazenagem, e a percepção de estagiários do 6º, 7º e 9º períodos do curso de arquivologia sobre a segurança da informação a partir dos suportes. Esta pesquisa teve como objetivo determinar como a segurança do suporte de informação afeta as funções desempenhadas pelos estagiários de Arquivologia no processo migratório. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo e bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo e com uma abordagem qualitativa. Foram entrevistados 56 estagiários do curso de arquivologia dos períodos anteriormente mencionados, sendo as entrevistas realizadas na Universidade Estadual da Paraíba. A análise dos resultados permitiu evidenciar que 37% dos estagiários reconhecem o desejo das instituições de estágio na migração de suportes de documentos através da digitalização, mas 52% da amostra afirma não existir nenhum controle ou registro desta ação. Além disso, a análse qualitativa demonstrou que os estagiários relacionam a segurança da informação com os métodos executados como cópia de segurança, backup, uso de software, entre outros; e que a maior parte dos estagiários consideram um nível de segurança baixo a moderado por parte da instituição quanto aos processos informacionais. A realização deste trabalho permitiu reconhecer a necessidade de ressaltar discussões que levem à ações sobre a segurança da informação durante o processo de migração e a preocupação quanto a qualidade da mídia usada ou do documento a ser transferido, assim como destacou a atuação do arquivista como um profissional capaz de gerar êxito no que se refere ao armazenamento e manutenção de dados.
Descrição: ANDRADE, S. C. de. Segurança da informação no processo migratório de suportes de armazenamento de dados. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11879
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Saionara Coutinho de Andrade.pdfSaionara Coutinho de Andrade523.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.