Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11947
Título: Evasão escolar nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: Discutindo a problemática
Autor(es): Marques, Joacil Silva
Palavras-chave: Evasão escolar
Educação Física Escolar
Ensino Médio
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: A evasão escolar nas aulas de Educação Física no ensino médio tem se tornado tema de inúmeras discussões e estudos, tendo em vista a complexidade do problema apresentado. Um fenômeno cada vez mais presente na vida de alunos e professores com consequências irreversíveis para o aluno. Assim, este estudo tem como ponto de partida em seu objetivo central identificar e analisar os principais motivos para a evasão escolar das aulas de Educação Física no Ensino Médio e de forma específica, o presente estudo apresenta os seguintes objetivos: identificar os autores mais citados nos artigos sobre o tema; verificar os objetivos e metodologias mais utilizados nos artigos pesquisados sobre a evasão escolar no Ensino Médio. Buscou-se por esse tema uma revisão sistemática através de uma pesquisa documental por intermédio de dados publicados nos últimos três anos (2013-2015) na Língua Portuguesa, Foram pesquisados artigos científicos referentes às palavras chave: Evasão escolar, Ensino médio e Educação Física no banco de dados Google Acadêmico encontrando um total de 24 artigos. A pesquisa e análise dos dados se deram por natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos de modo geral apontam que depois de analisados e verificados os motivos para a evasão escolar no Ensino médio nas aulas de Educação Física que as causas dessas desistências durante o período escolar se dão por conta de um conjunto de fatores como: estrutura familiar, estrutura escolar, professores incapacitados de motivar o aluno, o próprio aluno, a escola e a sociedade em si. Já nos resultados de forma específica, identificou-se, através dos dados coletados de cada artigo que os principais autores, os quais foram mais citados estão, (Darido 2004), (Almeida, 2007) e (Brasil, 1998). As metodologias mais utilizadas demonstraram os mais diversos tipos de estudos, destacando-se pesquisas documentais, pesquisas bibliográficas, estudos de caso. Neste contexto acredita-se que o principal prejudicado com a evasão escolar é o meio social devido ao prejuízo causado a sociedade e enfim concluímos de modo geral que a evasão escolar está associada a diversos problemas recorrentes e não a um fator isolado por isso reitera-se a complexidade do tema abordado e que ao longo do tempo é possível perceber que a falta de conhecimento e qualificação proporcionará a esses alunos que se evadem da sala de aula os muitos problemas sociais que remetem o homem para a marginalização.
Descrição: MARQUES, J. S. Evasão escolar nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: Discutindo a problemática. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11947
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joacil Silva Marques.pdfPDF - Joacil Silva Marques531.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.