Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12070
Título: Eros e Thanatos em Peru de Natal de Mário de Andrade e a Festa de Babette de Karen Blixen
Autor(es): Aleixo, Aluska Tavares
Palavras-chave: Análise literária
Conto
Análise comparativa
Psicanálise
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: O presente artigo propõe uma análise comparativa dos contos O Peru de Natal, de Mário de Andrade, e A Festa de Babette, de Karen Blixen, a partir de duas categorias psicanalíticas, propostas por Freud (2006) em Além do Princípio de Prazer e outros trabalhos, as pulsões de vida e de morte. No conto de Mário de Andrade, a presença incômoda do pai morto faz com que Juca, filho mais novo, instigue a mãe a preparar uma ceia natalina, em que o peru, pranto principal, poderá ser degustado unicamente pelos de casa. Em A Festa de Babette, o velho deão, pai de Mattine e Philippa, embora falecido há anos, ainda exerce uma grande influência na pequena comunidade cristã que fundou e, particularmente, no cotidiano das irmãs. A cozinheira, refugiada de guerra e acolhida pelas irmãs, prepara em agradecimento um rico banquete em comemoração ao centenário do deão. O prazer pela comida faculta, em ambos os casos, o exorcismo do morto e raros instantes de epifania. Para a análise foram utilizados ainda, como apoio teórico, Marcuse (1986) e Foucaut (1983), dentre outros.
Descrição: ALEIXO, A. T. Eros e Thanatos em Peru de Natal de Mário de Andrade e a Festa de Babette de Karen Blixen. 2016. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12070
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ALUSKA TAVARES ALEIXO.pdf472.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.