Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12084
Título: Surdez, letramento e recursos assistivos: conexão necessária à aprendizagem de surdos
Autor(es): Gome, Carliene Alves
Palavras-chave: Surdez
Letramento
Tecnologia/Recurso Assistivo.
Data do documento: 30-Nov-2016
Resumo: Sabemos que o processo de letramento de Surdos ocorre de maneira distinta ao do indivíduo ouvinte, pois enquanto esse tem a língua oral como materna, aqueles necessitam manter, primeiramente, o contato com Línguas de Sinais. Assim, ao pensar em letramento para Surdo, visando formar sujeitos independentes socialmente, necessitamos compreender e refletir acerca de suas especificidades e necessidades, de forma a elaborarmos estratégias e práticas favoráveis ao processo de aprendizagem. Diante dessa problemática, o presente trabalho busca analisar as funcionalidades e possíveis limitações das Tecnologias/Recursos Assistivos no letramento de Surdos, enfatizando a relevância desses recursos no contexto escolar de forma que estes possibilitem aos indivíduos surdos aprendizagem significativa e, principalmente, permitindo sua inclusão escolar e social. O interesse pela pesquisa surgiu após a inquietação em descobrir como letrar alunos surdos utilizando recursos tecnológicos assistivos, de modo que estes propiciem uma aprendizagem significativa ao educando surdo. Desse modo, o trabalho foi produzido através de pesquisas bibliográficas, sendo necessário realizar algumas leituras críticas de autores que tratam da temática e, logo em seguida, selecionamos os recursos a serem analisados no decorrer da pesquisa. Para tanto, tomamos como referências básicas Silva (2006), Soares (2003) Rojo (2009), Bersch e Pelosi (2006) dentre outros autores que tratam do assunto abordado. Assim, constatamos que as Tecnologias Assistivas estão inseridas na área do conhecimento que disponibiliza recursos, serviços e técnicas, visando eliminar as possíveis barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência, contribuindo para que esses sujeitos se tornem independentes em termos de letramento. Esperamos, então, que este trabalho contribua para o atual sistema educacional, propondo técnicas e recursos favoráveis ao letramento de Surdos de modo que as instituições escolares e, principalmente, os educadores possibilitem a inclusão desses indivíduos na sala de aula regular, promovendo um processo de letramento e aprendizagem significativos.
Descrição: GOMES, C. A. Surdez, letramento e recursos assistivos: conexão necessária à aprendizagem de surdos. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12084
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carliene Alves Gomes.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.