Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12090
Título: O duplo em "As academias de Sião" e em "A garota dinamarquesa": um estudo psicoliterário
Autor(es): Silva, Francisco Klébio Monteiro da
Palavras-chave: Duplo
Psicanálise
Transgeneridade
Data do documento: 30-Nov-2016
Resumo: A dualidade humana constitui uns dos temas mais discutidos e intrigantes, seja na literatura, no cinema ou na psicologia, gerando diversos debates acerca do motivo, uma vez que o duplo pode se manifestar de distintos modos. É sabido que os elementos constitutivos do duplo estão diretamente ligados aos planos espiritual, existencial e místico e que o caráter dúbio pode ser gerado a partir de uma clivagem do Eu, ocasionada, normalmente, pelos choques entre as unidades que compõem a psique humana. Este trabalho objetiva, assim, analisar, de forma comparativa, sob a ótica Freudiana (1919) e Rankiana (2015) as representações do fenômeno do duplo em duas obras: A primeira, um conto de Machado de Assis produzido no final do século XIX, “As Academias de Sião”, e a segunda, uma produção cinematográfica de Tom Hooper lançada em 2015, “A Garota Dinamarquesa”. A temática que permeia ambas as obras é a mesma, a transgeneridade. Há, no entanto, alguns pontos de divergência entre as duas obras, como o contexto de produção, o caráter antagonista da figura dúbia e a inserção de uma das obras no gênero Fantástico. A conclusão chegada foi que, em ambos os casos, o choque entre o Id e o superego (dicotomia desejos x imposições morais e sociais) foi responsável pela cisão da personalidade dos personagens principais de ambas as obras, gerando, assim, os seus duplos.
Descrição: SILVA, F. K. M. da. O duplo em "As academias de Sião" e em "A garota dinamarquesa": um estudo psicoliterário. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12090
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Klébio Monteiro da Silva.pdf569.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.