Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12113
Título: Competência leitora: o que deve fazer a escola para formar leitores competentes ?
Autor(es): Confessor, Rosinete Sales Gomes
Palavras-chave: Leitura
Leitor competente
Estratégias de leitura
Interpretação textual
Data do documento: 9-Dez-2016
Resumo: Os índices sobre a competência leitora dos estudantes brasileiros, geralmente, são preocupantes. Há anos nos deparamos com resultados inquietantes, os quais nos levam a perguntar: Por que a escola não está, de fato, cumprindo seu papel essencial, que seria formar pessoas capazes de ler e compreender o mundo à sua volta? Onde estamos fracassando? Existe um culpado? O que a instituição escolar pode fazer a respeito? Que estratégias os professores devem utilizar para que os alunos alcancem a competência leitora? Especialistas na área de linguagem, e outros seguimentos da educação, tem se interessado pelo fenômeno do fracasso em competência leitora e muitos estudos tem sido desenvolvidos a respeito do assunto, visando preencher lacunas que, de certa forma, estão voltadas à formação do professor, tanto em sua formação inicial, como em sua formação continuada. O presente artigo se centra numa pesquisa de caráter bibliográfico, como procedimento metodológico adota-se a revisão de obras que discutem a temática abordada. Neste artigo, nos apoiamos nos estudos de Koch e Elias (2015), Solé (1998); Rojo (2009) e Antunes (2003; 2012). Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo refletir se a escola está, de fato, cumprindo com o seu papel, no que concerne à competência leitora dos alunos. Assim como refletir sobre as estratégias utilizadas pela escola que contribui para o fracasso dos alunos. Também visa desconstruir a ideia de culpabilização do aluno pelo desempenho insuficiente em compreensão leitora. O artigo está organizado da seguinte forma: na primeira parte, são apesentados os conceitos de leitura, letramento, analfabetismo funcional e compreensão textual. Na segunda parte do artigo, apresentamos os fatores importantes para que o aluno seja capaz de interpretar o que ler de forma competente. No terceiro momento, apresentamos as estratégias que podem ser utilizadas pelo professor e mediadas para que a competência em leitura e interpretação textual, de fato, ocorram. Concluímos com este trabalho que, o papel do professor como mediador na construção da competência leitora é de grande importância.
Descrição: CONFESSOR, R. S. G. Competência leitora: o que deve fazer a escola para formar leitores competentes ?. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12113
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - ROSINETE SALES GOMES CONFESSOR.pdf10.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.