Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12119
Título: Formação do pedagogo e docência na EJA: realidade e desafios
Autor(es): Leal, Danuza Mirelle Trajano
Palavras-chave: Formação docente
Educação de jovens e adultos - EJA
Estágio supervisionado
Data do documento: 7-Dez-2016
Resumo: Este trabalho discute a formação do pedagogo voltada àsua atuação no ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta discussão resulta de experiências didático-pedagógicas vivenciadas no Estágio Supervisionado da docência no EJA,em uma turma de alfabetização de uma Escola Municipal localizada na cidade de Campina Grande-PB, cujas experiências proporcionaram uma maior reflexão enquanto discente do curso de Pedagogia ao exercer e enfrentar a docência com educandos (as) da EJA. Em termos procedimentais realizou-se uma pesquisa bibliográfica voltada a alfabetização de jovens e adultos, seguindo o planejamento e realização de suas atividades por discentes de pedagogia no campo de estágio em EJA. Teoricamente suas atividades e reflexões acerca do pedagogo atuando na alfabetização com jovens e adultos fundam-se nas contribuições de autores que discutem sua realidade no contexto educacional brasileiro (BELLO, 1993, GADOTTI, 2002, MOLL, 2004), sobretudo Freire (1996) por introduzir propostas educacionais direcionadas ao público da EJA. Com base nesta experiência foi possível vivenciar a realidade educacional com jovens e adultos em termos das suas expectativas e interesses de aprendizagem, também, os desafios enfrentados pelo pedagogo em sala de aula, cujas experiências contribuem para refletir a atuação e a formação docente para a EJA.
Descrição: LEAL, D. M. T. Formação do pedagogo e docência na EJA: realidade e desafios. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12119
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - DANUZA MIRELLE TRAJANO LEAL.pdf11.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.