Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12163
Título: Oralidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma questão pouco orientada
Autor(es): Ribeiro, Natássia Thais do Nascimento
Palavras-chave: Guia do PNLD
Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático
Oralidade
Data do documento: 21-Mar-2016
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo observar se os LDLP, avaliados e distribuídos pelo PNLD 2012, supostamente sintonizados com “virada pragmática no ensino de língua materna” (RANGEL, 2001, p. 8), trazem um trabalho com a oralidade mais voltado para os usos reais da língua. Para tanto, lançamos mão das contribuições de Soares (2002), Bunzen (2009), Marcuschi (2005), Leal et. al. (2012), entre outros. Nossa metodologia partiu de atividades centradas na pesquisa bibliográfica, com corpus previamente definido, buscando realizar a análise a partir de uma visão quantitativa e ao mesmo tempo Interpretativista dos dados. Iniciamos pelo exame das resenhas presentes no Guia do PNLD acerca dos manuais didáticos selecionados. Finalizada esta etapa, realizamos a análise das coleções escolhidas, a fim de obtermos dados mais detalhados no tangente ao trabalho com a oralidade proposto por estes manuais. Após a realização destes procedimentos, concluímos que, com relação à primeira coleção avaliada, intitulada Português – contexto, interlocução e sentido (ABAURRE, ABAURRE e PONTARA, 2008), não apresentou um trabalho com estes conteúdos que possa ser considerado de grande valia no que concerne ao que vem sendo discutido pelos estudiosos linguístas acerca do ensino de oralidade. No que tange à segunda coleção analisada, Português Linguagens (CEREJA E MAGALHÃES, 2010), percebemos uma maior preocupação em trabalhar com a oralidade, ainda que com pouca frequência, uma vez que nela predominou a abordagem de produções escritas, porém, as produções envolvendo gêneros orais eram melhores orientadas em relação à primeira coleção. Entendemos, contudo, que, mesmo havendo um avanço, como constatamos, ele ainda é muito tímido a julgar pelas inúmeras e contínuas discussões suscitadas acerca do ensino de oralidade e, mais, especificamente, acerca da forma como ela é trabalhada nos LD, principais suportes da prática docente.
Descrição: RIBEIRO, N. T. N. Oralidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma questão pouco orientada. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12163
Aparece nas coleções:VI - ELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natássia Thais do Nascimento Ribeiro.pdfPDF - Natássia Thais do Nascimento Ribeiro117.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.