Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12177
Título: Vozes e projeto político pedagógico: a temática étinco-racial no curso de Pedagogia/UEPB
Autor(es): Santos, Avanay Samara do Nascimento
Palavras-chave: Educação-racial
Formação docente
Projeto Político Pedagógico
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a atuação do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidade no campo da Educação para Relações Etnico-raciais contemplando a Formação Docente e a Lei 10.639/03. Como procedimento metodológico a pesquisa teve como suporte os pressupostos teóricos da história e cultura na voz de autores cuja linha de pensamento se relaciona, em especial, com a educação para Relações Etnico-raciais e a Formação Docente, foco deste estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e na coleta de dados foi adotado o instrumento do questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado aos alunos e as alunas concluintes do curso de Pedagogia realizado na Universidade Estadual da Paraíba, Campus III e a análise documental. Os dados analisados foram as respostas contidas no questionário e a apreciação documental que teve o Projeto Político Pedagógico-PPP, como objeto. Os resultados estão evidenciando o quanto é importante numa sociedade multicultural a construção de uma educação que socialize e enfatize a valorização da cultura afrodescendente nas escolas e a proposta deve estar contida no PPP, que deverá ter aberto o caminho para a sua reformulação, uma vez que se nutre da dinâmica social. Dessa forma, o Curso de Pedagogia está em sintonia com a solicitação social no que diz respeito a atender ao trabalho com a temática étnico-racial, todavia identificou-se um isolamento das disciplinas com conteúdos do campo afro-brasileiro e uma carência desses estudos em outras disciplinas, sobretudo as que tem vinculação direta com o segmento infantil.
Descrição: SANTOS, A. S. do N. Vozes e projeto político pedagógico: a temática étinco-racial no curso de Pedagogia/UEPB. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12177
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Avanay Samara do Nascimento Santos.pdfAvanay Samara do Nascimento Santos771.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.