Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12221
Título: Análises físico-químicas de iogurtes desnatados comercializados em Campina Grande – PB
Autor(es): Sousa, Lenira Freire de
Palavras-chave: Iogurte
pH
Acidez total titulável
Teor de gordura
Data do documento: 9-Dez-2015
Resumo: O iogurte é um tipo de leite fermentado bastante difundido e apreciado por muitos consumidores mundialmente. No Brasil há uma variedade imensa das composições comercializadas de iogurtes na forma de integral, semidesnatado e desnatado. Neste trabalho foram avaliadas características físico-químicas de iogurtes desnatados comercializados em Campina Grande/PB, para verificar se estão em conformidade com a legislação vigente. Para isso, foram realizadas coletas de 12 amostras de quatro marcas iogurtes de três diferentes lotes, adquiridos em supermercados. As análises físico-químicas de pH, acidez total titulável e teor de gordura foram realizadas no Laboratório de Físico-Química do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos (NUPEA), onde foram identificadas e analisadas de acordo com a legislação vigente. De todas as amostras, o pH apresentou valores dentro do padrão estabelecido pela legislação, com uma variação 3,88 a 4,09. A acidez apresentou uma variação média de 1,04 á 1,48%, dentro do padrão. O teor gordura apresentando pequena variação entre seus valores totais, entre 0 e 0,56%. Esses resultados mostraram que as marcas analisadas apresentaram as características físico-químicas dentro do estabelecido pela Legislação Brasileira em vigor para iogurte desnatado.
Descrição: SOUSA, L. F. de. Análises físico-químicas de iogurtes desnatados comercializados em Campina Grande – PB. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12221
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lenira Freire de Sousa.pdfPDF - Lenira Freire de Sousa360.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.