Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12237
Título: Percepção de professores e de alunos de licenciatura sobre educação inclusiva
Autor(es): Nascimento, Gabriela Soares
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação docente
Formação inclusiva
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Ensinar compreende um processo de aprendizagem contínua, que exige o envolvimento pessoal do educador, na construção permanente de novos conhecimentos e experiências educacionais, porém na perspectiva da educação inclusiva (EI) é um grande desafio. Isso porque exige do professor uma formação consistente e imprescindível que deve satisfazer as necessidades de aprendizagem de qualquer aluno, seja quais forem as suas características pessoais, psicológicas ou sociais. Portanto, o professor deve estar habilitado para atuar de forma competente junto aos alunos incluídos, a fim de garantir o cumprimento dos objetivos da inclusão. Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de docentes e alunos de licenciatura no tocante à educação inclusiva. Tendo como amostra três grupos de professores atuantes, e um grupo de alunos de licenciatura, utilizou-se para coleta de dados um questionário previamente elaborado que abordou essencialmente dimensões sobre o tema. Concluiu-se, portanto, que há necessidade de uma visão crítica e reflexiva por meio do professor, sobre a educação inclusiva e acima de tudo é necessário um repensar acadêmico, sobretudo nos cursos de licenciaturas sobre a formação de professores, a fim de oferecer o aparato imprescindível para promover uma educação para todos, voltada para a especificidade da educação inclusiva e de qualidade. Pois, não basta garantir o acesso de pessoas com habilidades e necessidades especiais ao ensino regular, mas promover uma mudança na s crenças e práticas dos educadores e das escolas, pois, a diferença é a essência do homem e para esta a educação deve ser voltada.
Descrição: NASCIMENTO, G. S. Percepção de professores e de alunos de licenciatura sobre educação inclusiva. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12237
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Soares Nascimento.pdfPDF - Gabriela Soares Nascimento603.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.