Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12287
Título: A dupla recriação da personagem Elizabeth em Mary Shelley's Frankenstein
Autor(es): Silva, Paula Cristina Sousa da
Palavras-chave: Tradução Intersemiótica
Literatura
Cinema
Data do documento: 2016
Resumo: Pesquisas realizadas sobre a relação entre literatura comparada e cinema são uma eficaz ferramenta para analisar a intertextualidade entre distintos sistemas sígnicos, tais como o verbal e o sonoro-visual. Sendo considerada uma tradução intersemiótica, a criação fílmica é um privilegiado objeto para investigações científicas no âmbito da literatura comparada. Nessa perspectiva, a presente monografia resulta de um estudo comparativo entre o livro Frankenstein ou o Prometeu Moderno (2011, de autoria de Mary Shelley) e o filme Mary Shelley’s Frankenstein (1994, dirigido por José Kenneth Branagh). Com base no contexto sócio-histórico em que ambas as obras são produzidas, o estudo centra-se na transposição da obra literária para o cinema, sobretudo no que se refere à tradução da personagem literária para o âmbito da linguagem cinematográfica. A pesquisa dedica-se a analisar certos elementos temáticos da obra literária, assim como as estratégias específicas utilizadas para traduzi-los em imagens fílmicas, por meio da linguagem própria ao cinema. O fulcro último é a análise da dupla recriação da personagem de Branagh. Para tal pesquisa utilizaremos as teorias embasadas por Campos, Jakobson dentre outros.
Descrição: SILVA, P. C. S. da. A dupla recriação da personagem Elizabeth em Mary Shelley's Frankenstein. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12287
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Cristina Sousa da Silva.pdfPaula Cristina Sousa da Silva764.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.