Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12307
Título: A condição feminina em Clarice Lispector e Elvira Foeppel
Autor(es): Cordeiro, Mariana de Freitas
Palavras-chave: Mulher na literatura
A fuga (Conto)
Escrita feminina
Estudos de gênero
Mulher e Patriarcalismo
Data do documento: 6-Out-2016
Resumo: Pautando nos pressupostos da crítica literária de cunho feminista em interface com os estudos de gênero e da Mulher, o presente trabalho procura estudar a configuração da condição feminina em texto de duas autoras: Clarice Lispector (1920-1977) e Elvira Foeppel (1923-1990). O nosso corpus é constituído por dois contos de títulos homônimos: A fuga. Embora escritos em épocas distintas, o enredo de tais narrativas gravita em torno de um mesmo núcleo dramático: as angústias femininas ante as exigências de uma sociedade de base patriarcal que homogeneizou todas as mulheres a partir de um ideal único de feminilidade. Procuramos investigar, pois, como essa condição feminina é representada em cada um dos contos, quais as similitudes e diferenças entre as obras e entender por que fugir é um ato emblemático no delineamento do perfil das protagonistas das obras. Com isso, objetivamos, portanto, contribuir não só para o alargamento da fortuna crítica das duas escritoras, em especial a de Elvira Foeppel que ainda é muito exígua, bem como para a reflexão acerca das representações sobre o feminino em textos escritos por mulheres. Partindo do método da crítica textual, tomamos os textos literários como ponto de partida e de chegada de nossas reflexões que, quando necessário, procuramos embasar, teoricamente, em estudos advindos de outras áreas do conhecimento, como a História e as Ciências Sociais. Nesse sentido, serviram-nos como lastro teórico os estudos desenvolvidos por Rocha-Coutinho (1994), D’incao (2002), Teles (2002) e Mazzoni (2003).
Descrição: CORDEIRO, M. F. A condição feminina em Clarice Lispector e Elvira Foeppel. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12307
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana de Freitas Cordeiro.pdfPDF - Mariana de Freitas Cordeiro1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.