Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12323
Título: Vozes sociais na produção escrita de alunos do Ensino Médio: uma análise dialógica de artigos de opinião.
Autor(es): Queiroz, Ítalo Batista de
Palavras-chave: Linguagem dialógica
Gêneros do discurso
Gênero artigo de opinião
Polifonia
Mikhail Bakhtin
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: A partir das principais noções que envolvem a concepção dialógica de linguagem do pensador soviético Mikhail Bakhtin (1988), tais como discurso, gêneros do discurso, vozes e polifonia, bem como dos conceitos teóricos sobre o dialogismo, este trabalho pretende identificar quais e como diferentes vozes sociais se revelam nos discursos dos alunos na produção de artigos de opinião e em que medida os alunos apenas ecoam discursos já-ditos pelo senso comum, repetindo-os sem defesa de um ponto de vista próprio, ou se os desenvolvem de forma autoral. As análises dos dados foram divididas em duas categorias: Ecos/reprodução de discursos do senso comum e pontos de vista que fogem ao senso comum (à previsibilidade). Por meio das análises, pudemos perceber que os discursos identificados nas produções dos alunos estão constituídos, em sua maioria, a partir de pontos de vista demarcados pelo senso comum, o que remete à permanência de vozes sociais que circulam cotidianamente na sociedade, sendo reflexos de discursos ideológicos de grupos sociais. Assim, os pontos de vista dos alunos não se colocam no discurso de forma autoral, consciente e original, mas na forma de ecos de discursos adotados por grupos sociais distintos.
Descrição: QUEIROZ, I. B. Vozes sociais na produção escrita de alunos do Ensino Médio: uma análise dialógica de artigos de opinião. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12323
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ítalo Batista de Queiroz.pdfPDF - Ítalo Batista de Queiroz9.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.