Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12328
Título: Interesse na oferta de serviços contábeis gerenciais pelos escritórios de contabilidade do Cariri Paraibano Ocidental: uma análise de fatores contingenciais.
Autor(es): Viana, Dener Matheus da Silva
Palavras-chave: Escritórios de contabilidade
Serviços contábeis
Micro e Pequenas empresas
Data do documento: 3-Nov-2016
Resumo: O presente estudo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: quais os fatores contingenciais que explicariam a oferta de serviços contábeis gerenciais pelos escritórios de contabilidade?Portanto, o trabalho teve como objetivo principal investigar e os fatores contingenciais que podem explicar a oferta de serviços contábeis gerenciais pelos escritórios de contabilidade. A partir de uma amostra de 13 escritórios de contabilidade da região do Cariri Paraibano e de questionário elaborado com base em estudos anteriores, foi realizado uma análise de estatística descritiva e um teste de hipóteses não paramétrico. Portanto, Com base na análise descritiva, constatou-se que quanto aos fatores que poderiam influenciar na oferta de serviços contábeis gerenciais, começando pelo tipo de atividade das empresas. Os resultados da pesquisa mostraram através do teste de hipóteses de spearman que os fatores contingenciais da empresa atividade econômica, porte da empresa e intensidade competitiva apresentaram correlação significante com as informações referentes a cálculo de taxas e imposto, contabilidade gerencial, informação financeira e operacional. Quanto aos fatores inerentes ao empresário contábil, apenas o grau de instrução revelou-se significante ao contrário das variáveis remuneração e competência técnica.
Descrição: VIANA, D. M. S. Interesse na oferta de serviços contábeis gerenciais pelos escritórios de contabilidade do Cariri Paraibano Ocidental: uma análise de fatores contingenciais. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12328
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dener Matheus da Silva Viana.pdfPDF - Dener Matheus da Silva Viana1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.