Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12333
Título: Deu a louca na sala de aula: leitura, riso e diversão nas aulas de língua portuguesa.
Autor(es): Martins, Thaísa Rochelle Pereira
Palavras-chave: Ensino da língua portuguesa
Ensino de literatura
Formação de leitores
Gênero humor
PIBID (Campus VI)
Texto literário na escola
Data do documento: 18-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho é oriundo de nossas intervenções como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede pública de ensino no município paraibano de Monteiro. Procuramos verificar como era possível tornar mais aprazíveis as aulas de Língua Portuguesa, notadamente as voltadas para a leitura de textos literários. Para tanto, tomamos como escopo textos literários de cunho humorístico, uma vez que advogamos que tais textos podem ser úteis para a formação de leitores, mas, sobretudo, para a ressignificação das práticas pedagógicas em língua materna que pouco têm conseguido contribuir para que os alunos da educação básica saiam da escola proficientes e críticos. Nosso objetivo maior foi, portanto, mostrar a importância do humor não só na formação humana dos alunos da escola onde trabalhamos, mas, sobretudo, na formação deles como leitores, principalmente, leitores de literatura. As nossas reflexões teórico-analíticas, bem como o nosso percurso metodológico, subsidiaram-se nos documentos oficias de ensino, tais como Orientações Curriculares para o ensino Médio (OCEM,2006), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 1999), Referenciais Curriculares para o Ensino Médio na Paraíba (REFECUEM, 2007), e nos trabalhos desenvolvidos por autores que abordam teorias e propostas de ensino, tais como Cosson (2006), Candido (1990), Geraldi (1997), além de alguns estudiosos do humor, como Possenti (2010), Martins (2003) e Travaglia (1990) . Os resultados apontaram para o fato de que, em meio a um espaço marcado pela seriedade, como é o da sala de aula, o humor pode ser ferramenta relevante para tratar de assuntos sérios que tal espaço exige, mas pode, principalmente, auxiliar na formação educacional e humana dos alunos a partir de um processo em que saber e sabor estejam indissociavelmente conjugados.
Descrição: MARTINS, T. R. P. Deu a louca na sala de aula: leitura, riso e diversão nas aulas de língua portuguesa.2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12333
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaísa Rochelle Pereira Martins.pdfPDF - Thaísa Rochelle Pereira Martins1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.