Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12425
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Geisiane Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-17T19:35:01Z | - |
dc.date.available | 2017-02-17T19:35:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12425 | - |
dc.description | MELO, G. N. As vozes no diário de um professor de língua portuguesa: reflexão sobre a ação docente. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um assunto que vem ganhando destaque nos projetos políticos pedagógicos e instituições é a formação de professor. As universidades, em especial os Cursos de Letras, ainda insistem em optar pela prática do estágio, como última instância, não possibilitando formar professores pesquisadores (PEREIRA, 2011). Ao pensar nestas observações é fundamental considerar que toda e qualquer sociedade se expressa através da língua, tanto os textos escritos ou orais, como suportes de interação, e que estes são organizações coletivas de vozes (MEY, 2001). Neste sentido, o referente estudo tem como objetivo identificar a diversidade de vozes reveladas na reflexão sobre o trabalho docente, a partir da escrita em diário de um professor de Língua Portuguesa, tendo em vista que este profissional ao ingressar na sala de aula carrega impregnado em seu discurso, diferentes vozes que se organizam em diversos padrões, sejam eles de expressão e recepção, produção e reprodução, como também de opressão, repressão e emancipação (MEY , 2001). Para tanto, foram utilizadas como método e técnica de pesquisa metodológica, a etnografia e o método de estudo de caso. Do ponto de vista das contribuições teóricas, foram utilizados os estudos dos seguintes autores: Bakhtin ([1992] 2010); Mey (2001); Faraco (2009); de Bronckart, (2009). Desta maneira, foram coletados cinco diários, nos quais o professor pesquisado relata/descreve/reflete (sobre) as aula s de um projeto que estava desenvolvendo. Assim, esta pesquisa parte de duas questões: quais as vozes que se revelam nos diários de um professor de língua portuguesa?; Como estas vozes influenciam em sua prática de ensino?. O resultado mostrou que as vozes se fazem presentes no discurso do professor participante, sejam elas: de personagens, de autor empírico ou sociais e que influenciam na ação docente. Quanto às vozes de personagens, estas se mostraram evidentes no momento em que o professor recorria a cenas do seu trabalho para ter o reconhecimento de seus alunos e quando estes entravam em conflito com o mesmo. Em relação a voz de autor empírico, percebeu -se que o professor participante falava, principalmente, dos problemas relacionados à escola e da falta de compromisso dos seus educandos com o projeto. As vozes sociais marcam o discurso deste profissional, quando ele faz retomadas a conceitos teóricos sobre personagens da narrativa e também ao utilizar conceitos impregnados há muito tempo sobre o uso de uma roupa na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Tatiana Fernandes Santana | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Diário reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Vozes sociais | pt_BR |
dc.subject | Diários de aulas | pt_BR |
dc.title | As vozes no diário de um professor de língua portuguesa: reflexão sobre a ação docente. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VI - ELL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Geisiane Nunes de Melo.pdf | PDF - Geisiane Nunes de Melo | 108.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.