Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12629
Título: Quando a música toca na aula de inglês: uma atividade quanti-qualitativa na Escola Estadual Engª. M. G. de Carvalho na cidade de Belém
Autor(es): Deocleciano, Marcelo
Palavras-chave: Música
Aluno
Aprendizagem
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo direciona-se a investigar a utilização da música como ferramenta didático pedagógica que auxilia e facilita o ensino-aprendizagem de língua inglesa na escola pública. A hipótese é que a música (melodia e letra) como estratégia de aprendizagem pode motivar e despertar o interesse do aprendiz na aprendizagem da língua. Tendo em vista que por meio de músicas a atenção do aluno é atraída, especialmente no que diz respeito as canções internacionais, e além de ensinar, as aulas são mais atrativas, dinâmicas e alegres. Haja vista que o contexto escolar da escola pública, no que se refere ao ensino-aprendizagem de língua inglesa, não está tendo resultados satisfatórios diante da relevância do domínio da língua inglesa para sociedade contemporânea. O docente não consegue expor uma abordagem significativa e os alunos não conseguem uma aprendizagem efetiva, então, ambos seguem de mãos dadas desmotivados. O aluno vem para o ensino fundamental motivado pensando em aprender a língua inglesa, no entanto, chega ao ensino médio sem ao menos dominar as quatro habilidades, que são: a compreensão auditiva, a leitura, a compreensão oral e a escrita, tão necessárias a aprendizagem. Assim, por perceber que a aprendizagem seja tão distante de sua realidade, o aluno perde o interesse de prosseguir na aprendizagem. Então, o foco da aprendizagem do aluno no ensino médio é apenas, não na aprendizagem, mas para se dar bem nas provas e obter um diploma de conclusão do ensino. Diversos autores como, Felix (1998), Campos-Gonella (2007), Woyciechowski (2006), entre outros, atestam essa problemática desmotivacional. Para esses estudiosos, há uma diversidade de fatores que interferem, direta e indiretamente, no ensino-aprendizagem da língua entre os quais: a abordagem do docente, o desprestigio da disciplina, professores desqualificados, números excessivos de alunos em sala de aula, entre tantos outros. Para Margonari (2001), o contexto educacional é caracterizado como “escola triste”, quando da abordagem que enfatiza a transmissão, memorização e reprodução do conhecimento, onde a alegria e a criatividade são reprimidas. Assim, diante desta problemática, justifica-se a aplicabilidade desta pesquisa. A investigação foi realizada com as turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Belém, Paraíba. Os objetivos propostos foi de verificar se a música desperta o interesse do aprendiz para aprendizagem. Embasados nas análises de estudiosos como Murphey (1992), Riddiford (1999), Gomes (2012), Souza (2014), entre outros, que defendem a utilização de músicas no ensino de línguas. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi Quanti-qualitativa, onde descrevemos os resultados e analisamos por meio de gráficos, sobre a importância da música no ensino de língua inglesa.
Descrição: DEOCLECIANO, M. Quando a música toca na aula de inglês: uma atividade quanti-qualitativa na Escola Estadual Engª. M. G. de Carvalho na cidade de Belém. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12629
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Deocleciano.pdfMarcelo Deocleciano1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.