Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12689
Título: Investigações matemáticas como metodologia para identificar o bullying na sala de aula
Autor(es): Carlos Eduardo de Oliveira
Neves, Ana Paula Xavier das
Palavras-chave: Ensino da matemática
Educação matemática
Sala de aula
Bullying
Data do documento: 29-Jan-2011
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, apresentar sugestões para trabalhar as atividades de investigações matemáticas como metodologia para lidar com o bullying na sala de aula. Isso porque o bullying é um problema muito grave que merece bastante atenção no setor educativo. Apesar do bullying não ter muito destaque no Brasil, este problema ocorre há bastante tempo e precisa ser discutido e trabalhado nas escolas, como forma de combater e até mesmo evitar os abusos inconsequentes deste fenômeno. Diante da necessidade do ensino de Matemática em apresentar alternativas metodológicas, que desenvolvemos a partir de uma atividade, destacar a importância de respeitar as diferenças do outro, ao mesmo tempo ressaltar que podemos aprender e construir novas ideias quando desenvolvemos uma atividade dando êxito a investigação e pesquisa a partir de problemas. E devido à necessidade de criar ambientes que proporcione o ensino, permitindo aos docentes trabalhar e explorar os momentos distintos de sua vida profissional e aos alunos de construírem a sua capacidade criativa e o trabalho em equipe, visando uma aprendizagem significativa, propomos como alternativas trabalhar com as investigações matemáticas para combater o bullying na sala de aula. Visto que as atividades de investigações são pouco trabalhadas nas salas de aulas, tendo como objetivo de delinear a importância de desenvolver atividades de investigações que permitam ao aluno aprimorar suas capacidades de pesquisar na escola básica. A partir daí sugerimos para o ensino e aprendizagem dos alunos, sugestão de implementar atividades de investigações matemáticas, bem como uma discussão sobre sua utilização e sobre como trabalhar este tipo de atividade e quais os benefícios para o ensino, além de possibilidades de assimilar conhecimentos investigando determinados problemas. O desenvolvimento desse trabalho se consolidou pela leitura, discussão dos referencias teóricos e pesquisa de campo em torno da temática.
Descrição: NEVES, A. P. X. Investigações matemáticas como metodologia para identificar o bullying na sala de aula. 2010. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12689
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Xavier das Neves.pdfPDF - Ana Paula Xavier das Neves4.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.