Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12705
Título: A guarda como instrumento de diminuição dos efeitos da alienação parental
Autor(es): Ferreira, Síntia Mayra Januario
Palavras-chave: Direito de Família
Alienação Parental
Guarda de Criança e Adolescente
Data do documento: 21-Nov-2014
Resumo: A família é essencial no desenvolvimento da criança e do adolescente. Entretanto, é possível perceber atitudes flagrantemente desrespeitadoras, promovidas pelos próprios genitores, por meio da alienação parental. Esta consiste em um processo geralmente empreendido pelo detentor da guarda (genitor alienador) tendo como alvo o não-guardião (genitor alienado). Inicia-se no contexto de separações judiciais e divórcios. O alienador manipula seus filhos para que odeiem o alienado e o evitem. São utilizadas várias estratégias, cujo fim é obstaculizar a visitação do alienado aos filhos, que aos poucos, começam a demonstrar sinais de rejeição ao não guardião. Crianças e adolescentes injustamente privados do convívio familiar sofrerão graves danos psicológicos. O instituto da guarda emerge como um instrumento de redução dos impactos dessa prática. O Código Civil e o Estatuto da Criança e do Adolescente possibilitam o deferimento da guarda, inclusive, a um terceiro, que demonstre relação de afinidade e afetividade com a criança. Este trabalho tem como intento discorrer sobre a alienação parental e seus impactos na criança e no jovem, demonstrando como esse tema é tratado pela Lei 12.318/10, e, ainda, apresentar o instituto da guarda por um terceiro como mecanismo essencial no combate aos efeitos dessa prática. Para alcançar o escopo desse trabalho foi utilizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, abrangendo obras doutrinárias, jurisprudências, artigos científicos e monografias que abordaram o tema. Assim, compreendese que o seio familiar é ambiente indispensável para qualquer criança ou adolescente, independente de uma entidade familiar biológica ou não, pois o que de fato norteará a colocação do infante será a atmosfera que ofereça as melhores condições para o seu desenvolvimento psicossocial, tendo em vista que o Princípio do Melhor Interesse do Menor será a mais segura fonte para a concessão da guarda.
Descrição: FERREIRA, Síntia Mayra Januario. A guarda como instrumento de diminuição dos efeitos da alienação parental. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12705
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sintia Mayra Januario Ferreira.pdf431.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.