Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12728
Título: Análise do nível de evidenciação contábil dos partidos políticos brasileiros
Autor(es): Lima Neto, Celso Ferreira de
Palavras-chave: Evidenciação contábil
Partidos políticos brasileiros
Demonstrações contábeis
Contabilidade
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: A contabilidade como instrumento de auxílio na tomada de decisão precisa fornecer todas as ferramentas para dar suporte ao seu usuário, de modo que este tenha a clara percepção da real situação da entidade. Neste sentido, este trabalho objetiva analisar o nível de evidenciação contábil dos partidos políticos brasileiros. A pesquisa classifica-se como bibliográfica, documental, exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, utilizando a população dos partidos políticos brasileiros existentes no ano de 2014, compondo um total de 32 entidades, e suas respectivas demonstrações contábeis referentes a esse mesmo ano. Na coleta de dados utilizou-se um check list contendo 40 itens a serem analisados quanto à evidenciação contábil dividido em duas partes: a primeira relacionada à divulgação das demonstrações contábeis, contendo 15 itens dos quais 11 atingiram mais de 90% de divulgação pelos partidos, tendo como fator negativo a não divulgação das Notas Explicativas; e a segunda parte contendo 25 itens a serem avaliados quanto à estrutura e conteúdo dessas demonstrações, dos quais 9 não foram evidenciados e apenas 7 apresentaram índice acima de 50%. Os resultados apontam para uma deficiência quanto à evidenciação contábil, prevalecendo a preocupação em atender a quantidade de demonstrações exigidas pelo TSE em detrimento da qualidade esperada pelas normas contábeis no que diz respeito aos critérios de evidenciação.
Descrição: LIMA NETO, C. F. de. Análise do nível de evidenciação contábil dos partidos políticos brasileiros. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12728
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Celso Ferreira de Lima Neto.pdf521.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.