Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12759
Título: A crise migratória europeia e o Reino Unido
Autor(es): Nunes, Rayanne Vieira Galvão
Palavras-chave: Crise migratória
Europa
Reino Unido
Asilo
Direitos humanos
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: As lacunas de responsabilidades internacionais nos quesitos básicos de bem-estar social como segurança humana, educação e saúde ligados aos conflitos armados que países como a Síria, Iraque, Afeganistão, Paquistão e Eritreia enfrentam atualmente, vêm refletindo em uma busca desordenada pelo asilo na Europa. Este trabalho, analisa o posicionamento do Reino Unido diante das questões migratórias europeias a partir de estudos bibliográficos, trazendo análises históricas, sociais e políticas que justificam e evidenciam o distanciamento do governo britânico em meio a conjuntura da crise, sendo este comportamento, fundamentado pela teoria realista de Mearsheimer. É criada uma abordagem acerca da trajetória da crise migratória por meio de seus aspectos históricos, para que então, sejam avaliados os elementos que intervêm na efetividade e desdobramento das normas do sistema. Posteriormente, é feita uma análise específica do posicionamento do Reino Unido diante da problemática, tratando de suas questões internas de refúgio, suas responsabilidades como potência regional e sua decisão em deixar a União Europeia. Conclui-se que o Reino Unido tem assumido um papel de desinteresse e relutância em aceitar e em desenvolver as capacidades dos refugiados e dos imigrantes, aspecto esse, que tenderá pelos próximos anos como consequência da luta de poder e afirmação da soberania entre os Estados.
Descrição: NUNES, R. V. G. A crise migratória europeia e o Reino Unido. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12759
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Vieira Galvão Nunes.pdfRayanne Vieira Galvão Nunes706.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.