Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12897
Título: Entre liberdade e interdição: uma leitura foucaultiana de Lavoura Arcaica de Raduan Nassar.
Autor(es): Silva, Robson Rodrigo Francisco da
Palavras-chave: Lavoura Arcaica (Obra)
Comportamento sexual
Paul Michel Foucault
Data do documento: 11-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho tem como proposta analisar a interdição do desejo sexual do personagem, André na obra Lavoura Arcaica de Raduan Nassar e problematizar seus motivos, tomando como base o pensamento do último Foucault presente nas obras: Vontade de saber e O uso dos prazeres. A ideia principal é mostrar que não existe um comportamento humano natural. O trabalho baseia-se na premissa de Foucault que parte da noção de que o desejo em si é livre e as regras criadas para interditá-lo são impostas pelo próprio homem segundo sua vontade de potência. Na obra Lavoura Arcaica observamos um conflito entre a liberdade sexual, representada na obra pelo personagem principal e a moral cristã, respaldada pela figura patriarcal da família libanesa. Buscamos discutir esse confronto a partir do olhar foucaultiano, tentando entender de que forma se processa a sujeição do desejo do personagem principal na obra e em que medida ele lida com a possibilidade de livrar-se dessa sujeição.
Descrição: SILVA, R. R. F. Entre liberdade e interdição: uma leitura foucaultiana de Lavoura Arcaica de Raduan Nassar. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12897
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson Rodrigo Francisco da Silva.pdfPDF - Robson Rodrigo Francisco da Silva739.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.