Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12923
Título: Aspectos de elaboração da personagem romanesca: a protagonista em memórias de Branca Dias
Autor(es): Araújo, Andréia Rafael de
Palavras-chave: Romance Histórico
Processos Definidores
Personagem Romanesca
Data do documento: 2016
Resumo: Este estudo objetiva analisar a protagonista Branca Dias no romance histórico contemporâneo Memórias de Branca Dias (2009) a partir das contribuições teóricas do ensaio A construção da personagem romanesca: processos definidores, da ensaísta Cristina Vieira (2008). Além deste ensaio, outros referentes teóricos consultados em relação a esta categoria foram: Aguiar e Silva (2009) e Candido (1985). A partir desta pesquisa bibliográfica entendemos que a personagem é um elemento indispensável na narrativa. O romancista, por sua vez, dá sentido e direciona os efeitos que quer passar ao leitor através de estratégias, e a constrói sobre as vertentes dos processos linguísticos, retóricos, narratológicos, axiológicos e semióticocontextuais. Vista pelo prisma da metaficção historiográfica, este apresenta processos específicos para enfatizar a ligação daquela com a História. A partir do substrato teórico das relações entre Literatura e História, nosso estudo se direcionará primeiramente para uma discussão acerca da metaficção historiográfica que por natureza questiona, reler, contesta e reinventa a narrativa histórica contemporânea com personagens marginalizadas e esquecidas do discurso historiográfico. Desse modo, nos basearemos em algumas considerações dos teóricos Marinho (1999), Hutcheon (1991) e Puga (2006). Depois, dialogaremos com a história dos judeus em Portugal por meio da visão historiográfica de Paiva e Marcocci (2013) e Wilke (2009), porque a protagonista Branca Dias do romance citado vive neste contexto histórico.
Descrição: ARAÚJO, A. R. de. Aspectos de elaboração da personagem romanesca: a protagonista em memórias de Branca Dias. 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12923
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréia Rafael de Araújo.pdfAndréia Rafael de Araújo594.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.