Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13295
Título: Representação feminina no romance: Leonor Teles ou O Canto da Salamandra.
Autor(es): Oliveira, Whadja Nascimento
Palavras-chave: Romance histórico
Mulheres medievais
Mulher na política
Leonor Teles
Data do documento: 6-Mar-2017
Resumo: Este estudo objetiva analisar a protagonista Leonor Teles no romance histórico contemporâneo Leonor Teles ou o canto da salamandra (1999), da escritora Seomara da Veiga Ferreira. A partir do relato de Fernão Lopes na Crônica de D. Fernando (2004), será feita uma comparação do perfil histórico e literário desta mulher que conseguiu estrategicamente se tornar Rainha consorte de Portugal no século XIV. Interessa-nos evidenciar também, a marcante participação política de Leonor Teles nas questões do reinado de D. Fernando, bem como sua intervenção em alguns fatos sociais e econômicos, na História portuguesa. Por ser mulher, ao tomar tais atitudes, em meio à cultura da Idade Média, sua fama se encaminhou para uma imagem negativa, Leonor ficou conhecida como a Rainha “aleivosa”. Nosso trabalho, estritamente, de cunho bibliográfico, tem como aporte teórico alguns ensaios sobre a Idade Média, Idade média:Idade dos Homens de Georges Duby (2011) e História das Mulheres no Ocidente de Michelle Perrot e Georges Duby (1990). No que diz respeito ao subgênero romance histórico contemporâneo, nos norteamos pelos ensaios O Romance Histórico em Portugal de Maria de Fátima Marinho (1999) e O romance histórico brasileiro contemporâneo de Antônio R. Esteves (2010). Concernente ao discurso histórico, temos como base a discussão de Maria Ema Tarracha Ferreira (2000), além das crônicas já mencionadas de Lopes (2004).
Descrição: OLIVEIRA, W. N. Representação feminina no romance: Leonor Teles ou O Canto da Salamandra. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13295
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Whadja Nascimento Oliveira.pdfPDF - Whadja Nascimento Oliveira941.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.