Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13326
Título: Tráfego e ruído náuticos em um ambiente estuarino e seus efeitos sobre o comportamento de Hippocampus reidi (Teleostei: Syngnathidae)
Autor(es): Batista, Camilla Rayane Maranhão
Palavras-chave: Bioacústica de peixes
Conservação
Lanchas
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Os peixes produzem sons em diversos contextos comportamentais, como, por exemplo, na defesa de territórios, em situações de estresse, para atração de parceiros sexuais e durante a corte e acasalamento. Esses sons podem sofrer interferência de ruídos no ambiente, muitos deles promovidos por ação antrópica, como é das atividades náuticas. Os cavalos-marinhos, peixes globalmente ameaçados, produzem dois tipos de sons em diversos contextos, e através de suas características únicas tornam-se modelo para estudo de bioacústica. Sendo assim, este trabalho objetivou analisar o comportamento da espécie Hippocampus reidi através de observações comportamentais e gravações de sons in situ, no estuário do Rio Formoso, Pernambuco, em uma área com atividade náutica intensa (Rio Ariquindá). O tráfego de embarcações também foi descrito quali-quantitativamente, assim como o ambiente acústico estuarino. No Rio Ariquindá, a maior parte do tráfego náutico foi constituído de lanchas (62% das passagens de embarcações registradas) quando comparadas as outras classes de embarcações (catamarã: 8%; jet-ski: 10%; e motor de rabeta: 20%), independentemente do período de amostragem (alta/baixa estação; dias úteis/finais de semana e feriados). As lanchas também produziram ruído com maior frequência dominante e apresentaram as menores distâncias de passagem em relação à margem. O ruído do ambiente estuarino do Rio Ariquindá mostrou-se mais intenso do que na área controle. Os cavalos-marinhos apresentaram comportamentos específicos à exposição ao tráfego de embarcações, particularmente durante a passagem de ondas decorrentes deste, mas não alteraram as características dos sons produzidos (rufos) em relação ao ponto controle. Entretanto, o tráfego e o ruído náuticos podem afetar direta e indiretamente outras espécies, devendo ser regulado e fiscalizado no estuário.
Descrição: BATISTA, C. R. M. Tráfego e ruído náuticos em um ambiente estuarino e seus efeitos sobre o comportamento de Hippocampus reidi (Teleostei: Syngnathidae. 2015. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13326
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camilla Rayane Maranhão Batista.pdfCamilla Rayane Maranhão Batista944.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.