Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13418
Título: O ensino de geografia a partir de um estudo de caso na Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Félix de Brito, no município de Itapororoca/PB
Autor(es): Costa, Juliana Cecília Silva da
Palavras-chave: Educação
Ensino de Geografia
Aprendizagem
Data do documento: 2014
Resumo: A educação é o pilar para uma sociedade estruturada, e converge, no entanto, para o bem estar social, tendo em vista que o grau considerável de sabedoria apresenta recursos para a manutenção da qualidade de vida. Sendo de suma importância a análise do mundo para que possamos exercer nosso poder de cidadão. A Geografia, por sua vez, também utiliza esse mesmo ponto de vista, buscando educar os alunos para o exercício da cidadania, e como disciplina escolar deve conceder ao aluno um maior campo de conhecimento e ampliar o seu aprendizado, onde o docente irá oferecer aos discentes um leque de informações e que estas deverão ser utilizadas com o intuito de entender melhor a realidade e o mundo em que está inserido. Assim, o presente trabalho procura discutir o ensino de Geografia no sistema da educação brasileira, entender o sistema do ensino de Geografia a partir do ponto de vista dos alunos como também dos professores, e questionar as dificuldades encontradas no ensinoaprendizagem dentro das práticas pedagógicas exercidas dentro das salas de aula. Logo, essa pesquisa torna-se importante à medida que busca contribuir com o sistema de ensino, expondo novas perspectivas metodológicas de ensino, possibilitando assim que os professores tornemse mais atentos aos seus alunos e ao modo de transmitir o conhecimento. Como ponto de partida foi feito um levantamento bibliográfico para dar fundamento à pesquisa, e posteriormente um estudo de caso na E.E.E.F.M. Severino Félix de Brito no Município de Itapororoca/PB, onde foram aplicados 148 questionários com alunos e 3 com professores do ensino médio do período vespertino. Nos resultados nota-se que a situação dos ensino de geografia dentro da escola precisa ser repensada, pois os alunos ainda mostram que necessitam de um melhor aprendizado, e consequentemente, isso acontece a partir do momento em que os professores passarem a se dedicar mais em seus estudos. Portanto, após concretizar todas as etapas desta pesquisa conclui-se, percebendo o quanto o sistema educacional é fluente na postura dos que desejam seguir este caminho, onde o ensinar não é apenas transferir conhecimentos, mas também criar possibilidades para construção dos educandos.
Descrição: COSTA, J. C. S. da. O ensino de geografia a partir de um estudo de caso na Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Félix de Brito, no município de Itapororoca/PB. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13418
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Cecília Silva da Costa.pdfJuliana Cecília Silva da Costa1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.