Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13477
Título: Estudo comparativo da composição centesimal da matéria-prima e do bagaço do malte oriundo da mosturação de cerveja de tribo artesanal
Autor(es): Santos, Newton Carlos
Palavras-chave: Composição centesimal
Bagaço de malte
Cerveja
reaproveitamento
Data do documento: 29-Mar-2017
Resumo: A cerveja pode ser considerada como uma bebida de baixo teor alcoólico, elaborada por via fermentativa onde seus principais ingredientes são: água, lúpulo e cereais malteados. Seu processo produtivo envolve uma série de etapas, uma delas a mosturação onde a matéria-prima moída entra em contato com água ocorrendo assim às ações enzimáticas, ao final desta etapa obtêm-se o mosto cervejeiro, que segue para próximas etapas do processo e o bagaço do malte. Este bagaço é um resíduo agroindustrial que quando descartado no meio ambiente de forma inadequada proporcionam uma série de problemas ambientais. O presente trabalho teve como objetivo analisar físico- quimicamente este resíduo obtido na produção de cerveja de trigo artesanal visando o aproveitamento e utilização em produtos alimentícios. As amostras obtidas foram caracterizadas através dos seguintes parâmetros: teor de umidade, cinzas, lipídeos, proteínas e carboidratos. Os resultados das análises para a matéria-prima apenas moída foram: umidade (8,36%), cinzas (1,431%), lipídeos (15,60%), proteínas (8,29%), carboidratos (66,93%). E para o bagaço: umidade (65,98%); cinzas (0,6185%); lipídeos (14,99%); proteínas (4,25%) e carboidratos (13,55%). Estes resultados evidenciam que esse resíduo possui um alto valor energético, apresentando grande potencial para utilização em diversas áreas de tecnologia, como alimentação humana e animal.
Descrição: SANTOS, N. C. Estudo comparativo da composição centesimal da matéria-prima e do bagaço do malte oriundo da mosturação de cerveja de tribo artesanal. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13477
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Newton Carlos Santos.pdfPDF - Newton Carlos Santos9.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.