Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13708
Título: Eutanásia e o princípio fundamental do direito à vida
Autor(es): Gadelha, Fabrícia Cristina Torres
Palavras-chave: Eutanásia
Direito à vida
Morte digna
Data do documento: 19-Dez-2016
Resumo: A eutanásia é um assunto bastante controverso, sendo definida como ato em que se antecipa a morte do paciente, com doença terminal, incurável, devendo ser promovida de forma indolor e sem sofrimento. É vista, por seus defensores, como uma ação piedosa em favor da vida digna, visando promover uma boa morte, ou morte suave. O objetivo desta pesquisa é questionar a eutanásia, como via alternativa, na possibilidade de se ultimar o martírio da dor. Suas implicações na sociedade, e sua relação com o positivado jurídico brasileiro A dicotomia entre o direito fundamental a vida e o direito a vida digna (morte digna) tem produzido debates calorosos sobre a matéria. As questões éticas, religiosas, tecnológicas, sociais e políticas exercem importante papel na construção das diferentes opiniões. O papel do profissional de saúde não pode infringir o código de ética médica, devendo seu comportamento estar condizente com o juramento de Hipócrates. No código Penal Brasileiro a eutanásia é classificada como ato criminoso, enquadrada na visão do homicídio ou do auxílio ao suicídio. Uma legislação específica, que permita a regulamentação de sua prática, poderia abrir um precedente perigoso, pela possibilidade de ato criminoso revestido pela bandeira da “piedade”. Portanto, este trabalho é justificado não só pela função de esclarecer possíveis variantes, durante este processo, bem como relevante papel social de se expandir as discussões sobre os possíveis desvios de finalidades, abarcando os conflitos existentes, pelos mais diferentes tipos de interesses.
Descrição: GADELHA, F. C. T. Eutanásia e o princípio fundamental do direito à vida. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13708
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabrícia Cristina Torres Gadelha.pdfFabrícia Cristina Torres Gadelha572.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.