Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13714
Título: Lei 9.099/95 e o instituto da transação penal
Autor(es): Maia, Ivanna Caroline de Paula Arruda
Palavras-chave: Juizados especiais criminais
Crimes de menor potencial ofensivo
Justiça consensual
Data do documento: 24-Jan-2017
Resumo: Com o objetivo delinear em linhas gerais a atuação dos Juizados Especiais Criminais e aprofundar o estudo do instituto da transação penal, foi desenvolvido o presente trabalho, que contou com o apoio da doutrina e da jurisprudência. A metodologia utilizada foi dissertativa, bibliográfica e qualitativa. Nesse ínterim, abordou-se a Lei 9.099/95, trazendo seus princípios e objetivos, discorrendo sobre os institutos da composição dos danos civis, da representação, da transação penal e da suspensão condicional do processo. Passamos pela conceituação do crime de menor potencial ofensivo, chave mestra da Lei dos Juizados. De forma mais detalhada, abordamos o instituto da transação penal, conceituando-o, estabelecendo seus requisitos e efeitos jurídicos. Concluímos com algumas ponderações. Através do presente estudo, constatamos a importância exercida pelos Juizados Especiais Criminais no âmbito do Judiciário, sendo responsável pela resolução consensual de inúmeros conflitos e evitando a instauração de várias ações penais.
Descrição: MAIA, I. C. de P. A. Lei 9.099/95 e o instituto da transação penal. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13714
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanna Caroline de Paula Arruda Maia.pdfIvanna Caroline de Paula Arruda Maia1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.