Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1372
Título: A participação do conselho do FUNDEB na gestão dos recursos da educação no Município de Lagoa de Dentro – PB
Autor(es): Oliveira, Silvaneide Ferreira de
Palavras-chave: Educação
Financiamento
FUNDEB
Data do documento: 30-Jul-2013
Resumo: O presente artigo elegeu como objeto de pesquisa a participação social na gestão dos recursos financeiros destinados à educação e tem como objetivo explicitar a participação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – o FUNDEB no acompanhamento da gestão dos recursos deste Fundo no município de Lagoa de Dentro – PB. Os objetivos específicos foram verificar a composição, as atribuições e a organização do Conselho do FUNDEB no município selecionado; examinar a participação do Conselho no acompanhamento e controle social dos recursos do Fundo e tecer uma reflexão sobre a relação do conselho com o gestor municipal de educação no acompanhamento da gestão dos recursos do Fundo (distribuição, transferência e aplicação). O estudo apresenta uma revisão documental das legislações que definem o financiamento da educação no Brasil, em particular a legislação que criou o FUNDEB, assim como, dados provenientes de entrevistas com os membros do Conselho (o presidente, um representante dos pais e um representante dos diretores e um do Poder Executivo). O resultado da pesquisa mostra o atendimento ao número mínimo de conselheiros estabelecido na legislação; indicação dos conselheiros por seus pares pelo Poder Executivo; apresentação pelos conselheiros de dificuldade no conhecimento técnico, quanto ao entendimento dos demonstrativos da aplicação e da própria dinâmica de funcionamento do Fundo e ausência dos representantes do segmento de alunos, do Conselho Tutelar e do representante do segmento dos diretores às reuniões do Conselho. Dessa forma, pode-se concluir que o Conselho buscou timidamente acompanhar a aplicação dos recursos do FUNDEB, porém não tiveram uma participação efetiva no acompanhamento e controle social dos recursos do Fundo.
Descrição: OLIVEIRA, S. F. de. A participação do conselho do FUNDEB na gestão dos recursos da educação no Município de Lagoa de Dentro – PB. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1372
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvaneide Ferreira de Oliveira.pdfSilvaneide Ferreira de Oliveira403.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.