Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13721
Título: Síndrome da alienação parental: a extinção do vínculo conjugal e suas consequências no âmbito familiar
Autor(es): Araújo, Priscila Maria Mororó
Palavras-chave: Alienação parental
Legislação
Consequências psicológicas
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo abordar aspectos teóricos que norteiam a Síndrome da Alienação Parental, além de evidenciar as consequências dessa síndrome nas crianças e adolescentes por ela afetados, bem como a forma que o assunto vem sendo tratado pela legislação nos últimos anos. Em 2010 foi promulgada a Lei nº 12.318/2010, conhecida com Lei da Alienação Parental, surgindo com o objetivo de reforçar os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, tais como dignidade da pessoa humana e da convivência familiar, protegidos constitucionalmente e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Após um divórcio litigioso, as disputas dos pais pela guarda ou visitas passam a merecer a atenção de profissionais de várias áreas e que estejam capacitados tanto para identificar precocemente situações de alienação parental como para oferecer alternativas de acompanhamento e tratamento visando minimizar os danos ao desenvolvimento das crianças e adolescentes. As consequências dessa alienação parental são devastadoras na vida dos menores, que têm seu desenvolvimento emocional prejudicado pelo desentendimento de seus responsáveis.
Descrição: ARAÚJO, P. M. M. Síndrome da alienação parental: a extinção do vínculo conjugal e suas consequências no âmbito familiar. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13721
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Maria Mororó Araújo.pdfPriscila Maria Mororó Araújo615.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.