Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13759
Título: Identificação molecular de bactérias edáficas em uma área de preservação no semiárido paraibano
Autor(es): Neves, Anna Gabrielly Duarte
Palavras-chave: Bactéria
Semiárido
Identificação molecular
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: A comunidade microbiana de solos é imprescindível ao funcionamento ecossistêmico, sobretudo em ambientes com condições de adversidade como o semiárido brasileiro, sujeito a desertificação, decorrentes das condições abióticas, esperando-se uma comunidade de bactérias especializadas. O estudo objetivou identificar bactérias isoladas em quatro parcelas do solo da RPPN Fazenda Tamanduá, através do sequenciamento parcial do gene 16S rRNA. Resultando na identificação de bactérias pertencente aos filos Firmicutes, Actinobacteria, Proteobacteria e Bacteroidetes, representados por treze gêneros, com Bacillus sendo o mais abundante. Foram identificadas vinte e três espécies, onde Leifsonia shinshuensis, Stenotrophomonas maltophilia e Micrococcus luteus foram as mais abundantes nas parcelas estudadas, enquanto de forma geral, a espécie de maior representatividade foi Bacillus megaterium. Os isolados identificados como Bacillus megaterium foram tipados geneticamente a partir da REP-PCR com o “primer” (GTG)5, resultando em nove perfis genéticos distintos, indicando a ocorrência de diferentes linhagens em parcelas distintas e numa mesma parcela. A continuação de estudos acerca da microbiota da Caatinga é de suma importância, principalmente pelas particularidades climáticas do ecossistema, com espécies endêmicas e uma biodiversidade pouco conhecida, podendo fornecer novas alternativas para bioprospeção de enzimas e substâncias bioativas, constituindo uma alternativa para desenvolvimento econômico e social da região, além de ser útil para programas de conservação e manejo do bioma.
Descrição: NEVES, A. G. D. Identificação molecular de bactérias edáficas em uma área de preservação no semiárido paraibano. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13759
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Gabrielly Duarte Neves.pdfAnna Gabrielly Duarte Neves774.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.