Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13809
Título: O garantismo penal em terrae brasilis: desafios para a sua efetiva implantação
Autor(es): Campos, Artur oliveira
Palavras-chave: Teoria do garantismo
Direito penal
Constituição
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: O presente texto busca demonstrar a possibilidade de execução da teoria do garantismo penal, idealizada por Luigi Ferrajoli, no Estado Brasileiro. Para a sua efetiva aplicação, é necessária a superação de alguns desafios em razão das constantes lesões que as garantias penais constitucionais sofrem pela legislação infra-constitucional. Inicialmente, será trazida uma síntese com os principais pontos da teoria garantista. Em seguida, serão analisados os desafios de direito material existentes para a real efetivação da supracitada teoria, do mesmo modo que a solução para que isso aconteça, bem como serão apresentados os desafios e as possíveis soluções na seara processual e jurisprudencial. Por fim, será demonstrado que, no Brasil, há espaço para a aplicação do garantismo penal em razão de sua clara consonância com a Constituição, apesar de, para a sua efetiva aplicação, ser necessária uma reforma na legislação material e processual, assim como um giro interpretativo por parte dos tribunais. A metodologia utilizou, como ferramenta de obtenção de informação, o recurso da pesquisa bibliográfica, bem como a pesquisa documental realizada através da leitura e fichamento de livros e de leis direcionados a autores com trabalhos e teorias pertinentes à área abordada.
Descrição: CAMPOS, Artur oliveira. O garantismo penal em terrae brasilis: desafios para a sua efetiva implantação. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13809
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Artur Oliveira Campos.pdf660.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.