Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13906
Título: A difícil função de ser ético: a importância do código de ética da profissão contábil
Autor(es): Gomes, Maristela da Silva
Palavras-chave: Ética profissional do contador
Profissionais contábeis
Código de Ética Profissional do Contador
Data do documento: 10-Abr-2017
Resumo: Este trabalho busca estabelecer teoricamente uma breve discussão sobre valores, escolhas, responsabilidade, maneira de viver, o bem e o mal, considerando a devida prudência quanto ao uso legítimo destes direitos. A relevância do tema validou a elaboração do objetivo principal que serviu como ferramenta de interpretação, cujo propósito consistiu em verificar se os profissionais e futuros profissionais diante do processo decisório estão dispostos a abdicar de seus princípios e descumprir regras éticas mediante a oportunidade de contratação de serviços técnicos contábeis. Para tanto este trabalho trata-se de pesquisa bibliográfica e de natureza quantitativa. Em seu aspecto metodológico, caracteriza-se como análise exploratório- descritiva, numa tentativa de identificar que fatores compõem à formação do comportamento ético profissional, numa amostra de 138 (cento e trinta e oito) profissionais e futuros profissionais com nível de formação superior e técnico, no período de 28 de maio a 15 de junho de 2012. Para o alcance estatístico dos resultados a pesquisa utilizou teste não paramétrico do χ2 (Qui-quadrado) de Pearson, que propiciou a validação dos níveis de introjeção dos deveres éticos da profissão em duas bases diferentes da população. Como contribuição para a temática foi utilizado, questionário aplicado via internet com o auxílio da ® ferramenta eletrônica Google Docs . Como resultado, a pesquisa mostra que o nível de formação tem forte influência na observância aos preceitos éticos normativos, entre outros aspectos, a percepção do contabilista considera o Código de Ética Profissional importante como guia de conduta. Esta constatação prima à ligação de validação dos construtos éticos, como dependência básica na participação do profissional contábil na prestação de serviços à sociedade como um todo, sendo bem mais evidenciado na predisposição em cumprir uma ou todas as normas provenientes da influência do Código de Ética do Profissional Contabilista no exercício da profissão.
Descrição: GOMES, M. S. A difícil função de ser ético: a importância do código de ética da profissão contábil. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13906
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maristela da Silva Gomes.pdfPDF - Maristela da Silva Gomes24.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.