Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13978
Título: A arte de amar: uma análise do romance As Pontes de Madison de Robert James Waller
Autor(es): Ferreira, Sebastiana Josilene Bezerra
Palavras-chave: Literatura e Psicanálise
Amor como arte
As pontes de Madison (Romance)
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar, à luz da Psicanálise, a configuração do amor como uma arte, na obra literária As Pontes de Madison (2015), de Robert James Waller. Nossa pretensão é analisar se a história de amor dos personagens Robert Kincaid e Francesca Johnson pode ser caracterizada dentro da perspectiva de “amor como arte” abordada por Erich Fromm no livro A Arte de Amar (1995). De acordo com essa perspectiva, o amor, como qualquer arte, poderá ser aprendido. Para este teórico os casais que aprendem a “arte de amar” vivem o amor amadurecido. Segundo Fromm, o amor amadurecido é um sentimento que respeita à individualidade e a integridade da pessoa amada. Como aportes teóricos nos baseamos também em autores que se debruçaram sobre a temática do amor e das suas múltiplas faces, como Platão (2009), Zygmunt Bauman (2004), André Comte-Sponville (2009), dentre outros. Em nossas análises observamos as especificidades desse sentimento tão intenso, que se fortaleceu e se eternizou, apesar das adversidades como o tempo e a distância. Concluímos que o casal Robert e Francesca aprendeu a “arte de amar”, pois identificamos nesse relacionamento as características presentes no amor amadurecido.
Descrição: Ferreira, S. J. B. A arte de amar: uma análise do romance As Pontes de Madison de Robert James Waller. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13978
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sebastiana Josilene Bezerra Ferreira.pdfPDF - Sebastiana Josilene Bezerra Ferreira26.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.