Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14045
Título: Uma análise da importância do professor no processo de diagnóstico e tratamento de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Autor(es): Aguiar, Adreza Sanny Mendes de
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Déficit de atenção
Psicologia infantil
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: O TDAH- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um dos transtornos mais comuns da infância, tendo uma porcentagem de 3% a 5% em crianças em idade escolar e no Brasil indicam uma prevalência 3% a 6%. Caracteriza-se pela dificuldade em manter a atenção, inquietação acentuada (por vezes hiperatividade) e impulsividade. É também chamado de DDA (Disfunção de Déficit de Atenção). Para que esses problemas recebam um diagnóstico de TDAH, eles devem se apresentar fora de um limite normal para a idade e o desenvolvimento da criança. Como crianças com diagnóstico de TDAH são geralmente reconhecidas na escola, o artigo foi construído através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando autores (a) como NEWRA, (2006); ROHDE, (2004); VITALIANO, (2010); entre outros. Com o objetivo de esclarecer o transtorno e analisar a importância do papel do professor (a) como contribuinte para o diagnóstico e tratamento do mesmo. Conclui-se que a atuação pedagógica é fundamental, pois, geralmente as primeiras observações são trazidas pelos professores, sendo as manifestações mais frequentes, as condutas de comportamento. Assim como também, ressaltando as práticas pedagógicas que podem ser utilizadas como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem dessas crianças, em seu processo de planejamento e auxilio na educação do aluno que apresenta o transtorno.
Descrição: AGUIAR, A. S. M. de. Uma análise da importância do professor no processo de diagnóstico e tratamento de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14045
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adreza Sanny Mendes de Aguiar.pdf661.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.