Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14085
Título: As artes visuais no contexto de uma escola municipal de ensino fundamental em Campina Grande-PB
Autor(es): Almeida, Amanda Lívia Oliveira do Nascimento Fárias
Palavras-chave: Arte
Artes visuais
Prática pedagógica
Ensino fundamental.
Data do documento: 25-Jul-2017
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o trabalho com as Artes Visuais na prática pedagógica, de uma turma numa Escola Municipal de Campina Grande-PB1. Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual realizamos um estudo de caso, em uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental. Para coleta de dados foram realizadas observações da rotina escolar, onde fizemos registros escritos e fotográficos, bem como, foi aplicado questionário com a professora da turma. As Artes Visuais são uma das linguagens da Arte que é obrigatória em todos os níveis da Educação Básica, conforme a lei 13.278/2016. Através dessa linguagem, as crianças têm a oportunidade de conhecer múltiplas culturas visuais, ampliando a construção do seu conhecimento de mundo. Verificamos que o trabalho com as Artes Visuais se realiza principalmente, através do desenho, da pintura, do recorte e colagem, e que, atualmente, a Arte faz parte das disciplinas que compõem o currículo escolar, diferentemente de 2011 que o trabalho com Arte era desenvolvido a partir de um projeto da escola, ou de forma interdisciplinar, ou não acontecia. Diante das observações, constatamos que na prática, a realidade das nossas escolas públicas não considera as imposições da lei, pois estas escolas, por vezes não possuem uma infra-estrutura adequada e materiais pedagógicos necessários para o professor desenvolver um bom trabalho com Arte e, especificamente, com as Artes Visuais.
Descrição: Almeida, A. L. O do N. F. As artes visuais no contexto de uma escola municipal de ensino fundamental em Campina Grande- PB. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14085
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-amanda lívia.pdf13.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.