Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14104
Título: Vygotsky, teoria da mediação e o computador: um diálogo possível promovendo o desenvolvimento humano
Autor(es): Oliveira, Aridelson Joabson Almeida de
Palavras-chave: Educação
Funções psicológicas superiores
Tecnologias digitais
Padrões hereditários dos Scoisos
Ensino de genética
Data do documento: 11-Mai-2015
Resumo: O ensino de Biologia, em especial os conceitos de genética, deve ser trabalhado de forma a construir cidadãos mais críticos e autônomos em seus pensamentos. Aliar esses conceitos ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem se faz necessário, tornando-se uma alternativa pedagógica viável para suprir as dificuldades existentes. A interação do professor em tais práticas é fundamental para motivar seus alunos a mudarem suas maneiras de estudar, usando os recursos midiáticos, além do entretenimento, transformando a escola em um ambiente de construção do saber. Do contexto dessas discussões emergiu esse estudo, realizado através da teoria de mediação, do sociólogo russo Lev Semenovitch Vygotsky, tendo como meta a promoção do desenvolvimento das funções psicológicas superiores na educação escolar, a partir da inserção de um jogo computacional livre, hospedado na rede mundial de computadores promovendo as possíveis interações (aluno / conhecimento próprio, aluno / computador e aluno / aluno). Para se atender às exigências do objetivo desta pesquisa, se fez necessário realizar uma intervenção colaborativa, caracterizada como uma pesquisa-ação na prática pedagógica do docente e também pesquisador, para que se criasse o ambiente adequado na execução da tarefa, da intervenção e a consequente busca de dados em torno do objeto de estudo. O estudo ocorreu na Escola Estadual Irineu Joffily em Esperança, com a turma de 3ª série A, manhã, no período de Fevereiro a Abril de 2015, durante as aulas de genética. Os resultados apontam para a necessária utilização de recursos tecnológicos no cotidiano, como ferramentas cognitivas, que são eficientes na promoção dos aspectos cognitivos e socializadores do conhecimento para a aprendizagem e desenvolvimento humano dos alunos.
Descrição: OLIVEIRA, A. J. A. de. Vygotsky, teoria da mediação e o computador: um diálogo possível promovendo o desenvolvimento humano. 2017. 58f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14104
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ARIDELSON JOABSON ALMEIDA DE OLIVEIRA.pdf10.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.