Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14144
Título: O lugar das ciências naturais, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal de Pocinhos - PB
Autor(es): Nóbrega, Janicléia Faustino da Silva
Palavras-chave: Ensino fundamental
Ensino de ciências naturais
Conhecimento científico
Data do documento: 25-Jul-2017
Resumo: Este trabalho com o objetivo de verificar o lugar das Ciências Naturais no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal da cidade de Pocinhos-PB, foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, realizada no segundo semestre de 2016, nos moldes da pesquisa exploratória, por meio da analise de documentos da escola e uma entrevista semiestruturada com 13 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi organizado a partir de estudos bibliográfico e observações, fundamentado nas contribuições teóricas de autores como: Fumagalli (1998); Gomes (2014); Carvalho (2010); Castro (2010); Weissmann (1998); Cachapuz et al (2011), entre outros, além de políticas públicas educacionais. Os resultados possibilitaram uma análise sobre o lugar das Ciências Naturais na escola, a partir do reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento de alunos/as, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e da sociedade como um todo. E evidenciaram que essa área de conhecimento ainda não encontrou um lugar nesse contexto, seja em relação ao reconhecimento acerca da importância do conhecimento científico, da carga horária semanal, dos materiais didáticos e do aprofundamento dos estudos, para que possa exercer influências significativas na vida de alunos/as e da sociedade.
Descrição: NÓBREGA, J. F. da S. O lugar das ciências naturais, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal de Pocinhos - PB. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14144
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janicléia Faustino da Silva Nóbrega.pdf11.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.