Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14146
Título: Operadores argumentativos em propagandas de doação de sangue
Autor(es): Alexandre, Fernanda Monteiro
Palavras-chave: Operadores argumentativos
Semântica
Propaganda
Texto publicitário
Data do documento: 1-Jul-2016
Resumo: Para o convívio em sociedade, o ser humano se utiliza de diversas formas de linguagem para se comunicar, interagir e influenciar as pessoas em sua volta. Sendo assim, surge a necessidade de se entender a seguinte questão: Quais sentidos são convocados pelo uso dos operadores argumentativos na produção de propagandas que tematizam a doação de sangue? Diante dessa indagação e considerando que o ambiente em que vivemos é interativo, no qual dependemos mutuamente um do outro para convivermos em sociedade, o objetivo principal do presente estudo foi analisar o uso dos operadores argumentativos no gênero propaganda, demonstrando os recursos estilísticos que atribuem significado ao texto publicitário e como tais elementos direcionam a atenção do interlocutor para uma determinada conclusão ou tomada de conduta. Esta pesquisa se justifica pelo fato de que ao analisar o ato da comunicação verbal, é possível observar que a ação de linguagem realiza-se nos diversos atos argumentativos que, por ser produto de relações pragmáticas, precisa ter finalidade contextual, adquirindo uma intencionalidade no fazer discursivo. Com caráter qualitativo, este estudo foi possível mediante uma sondagem bibliográfica associada ao corpus que foi selecionado para análise. Este corpus foi composto por propagandas do Governo Federal, veiculadas na internet e na mídia televisiva, especificamente, nos anos de 2009, 2014 e 2015, cujo objetivo maior é incentivar a doação de sangue no país. A escolha dessas propagandas se deu pela forte presença dos operadores argumentativos que atuam na linguagem com o intuito de fazer com que o leitor tome uma atitude, assuma uma conduta, isto é, creia que a mudança de vida do "eu" se dá pela possibilidade de transferir sangue para o "outro". Com base nos estudos semântico-argumentativos e da linguística textual, o embasamento teórico foi alicerçado em Ducrot (1998), Koch (2008), Carvalho (2000), Guimarães (2002), Sandman (1999), dentre outros teóricos. Os resultados da pesquisa apontam para a compreensão de que o estudo dos operadores argumentativos torna-se essencial para o reconhecimento dos elementos que constituem o texto publicitário e como eles atuam para a produção de sentido.
Descrição: ALEXANDRE, F. M. Operadores argumentativos em propagandas de doação de sangue. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14146
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Monteiro Alexandre.pdf19.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.