Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Janeleide da Silva Sousa-
dc.date.accessioned2017-08-28T20:27:57Z-
dc.date.available2017-08-28T20:27:57Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.otherCDD 370.15-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14236-
dc.descriptionALBUQUERQUE, J. da S. S. Compreensão de professores da educação infantil acerca dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem humana. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA proposta desse trabalho concentrou-se no estudo da compreensão de professoras da Educação Infantil, acerca dos conceitos de Aprendizagem e Desenvolvimento humano. A investigação deu-se em duas Instituições da Educação Infantil (creche/Pré-escola) no Município de Campina Grande – PB. O instrumento investigativo – entrevista estruturada - possibilitou a análise do modo de compreensão dos conceitos. As categorias para a apreciação dos dados da investigação foram pautadas nos pressupostos filosóficos e metodológicos do materialismo histórico dialético, presentes na obra de Lev Semenovich Vigotski. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar os diferentes níveis de compreensão dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem. O desafio que se apresentou, após esse trabalho de investigação, se situou no enfrentamento e na complexidade das contribuições da Psicologia Histórico-cultural para a formação docente. Tal desafio esteve, não apenas em contribuir com o desenvolvimento dos conhecimentos que essa área disponibiliza, mas em instrumentalizar o professor, para que ele possa priorizar o aprofundamento conceitual sobre desenvolvimento humano, descortinando novos horizontes para a compreensão do psiquismo infantil. Esta pesquisa apontou, ainda, para a necessidade de ampliação da aplicabilidade de tal aporte teórico, de modo que se possa melhor contribuir na formação de professores, buscando novas possibilidades de intervenção na prática social, a partir da educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria da Guia Rodrigues Rasiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPsicologia histórico culturalpt_BR
dc.subjectPsiquismo infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleCompreensão de professores da educação infantil acerca dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem humanapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janeleide da Silva Sousa Albuquerque.pdf905.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.