Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14363
Título: Representación de cultura y arte en el libro diáctico Cercanía Joven 3: un análisis visual
Autor(es): Silva, Alda Kaline Tavares da
Palavras-chave: Aprendizagem de espanhol
Cultura
Livro didático
Data do documento: 2-Ago-2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar como as imagens que representam as culturas podem desenvolver competência comunicativa, intercultural e incentivar a alfabetização visual em aula de espanhol como língua estrangeira (E/LE), na parte cultural do livro didático 28 Cercanía Joven 3 que foi escolhido pelo PNLD em 2015, para o ensino Médio no Brasil. Os objetivos específicos se dividem em dois: verificar como estão organizadas as imagens segundo a semiótica e analisar de que forma as imagens contribuem no processo de aprendizagem de espanhol. Metodologicamente, este estudo é de caráter bibliográfico e analítico. Com o intuito de alcançar os objetivos nos baseamos nos estudos teóricos de Dondis (2007), Kovalek (2008), Santaella (2012), Carmen Guillén Díaz (2005), Marcia Paraquett (2010), Marcia Paraquett (2011), Theisen, Leffa e Pinto (2014) e Tílio (2008). Os resultados alcançados mostram que trabalhando o conteúdo cultural através das imagens vai contribuir com a alfabetização visual dos alunos, o desempenho em interpretação textual, além do desempenho comunicativo e cultural.
Descrição: SILVA, A. K. T. da. Representación de cultura y arte en el libro diáctico Cercanía Joven 3: un análisis visual. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14363
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alda Kaline Tavares da Silva.pdf2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.